Participaram também do encontro realizado na Câmara de Vereadores, prefeitos, vereadores, médicos, funcionários de hospitais e comunidade em geral. Erval Seco estava sendo representado pelo secretário municipal de saúde, Sandro Graff, presidente do Hospital de Caridade, Camila Algayer e Anilise Haas, administradora do hospital. Além do prefeito Leonir Koche e vereadoras Claudia Weind e Neuza Braga também prestigiaram o evento.
Através de uma carta, as dezoito instituições hospitalares relatam as dificuldades enfrentadas pelas entidades para continuar de portas abertas para o atendimento a população. Dirigentes de hospitais de referencias para municípios pequenos, relataram na mesa redonda das dificuldade e dividas que as instituições vem passando.
O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficiantes, religiosos e filantrópicos do Rio Grande do Sul, André Lagemann, em seu discurso ressaltou que a dívida com os hospitais possuem, como atraso de salários entre outros é grande.