
Neste dia 10 de maio comemora-se o Dia do Campo. A data tem como objetivo promover a conscientização da sociedade sobre a importância do campo para a economia, o meio ambiente e a população em geral. Além de incentivar a exploração consciente e sustentável de todos os seres humanos e empresas, que trabalham direta ou indiretamente com atividades relacionadas ao campo.
O campo é considerado o bioma terrestre mais vasto do planeta, abrangendo 24% da superfície, o equivalente a 46 milhões de quilômetros quadrados. Desde a época da colonização, a agricultura e a pecuária são atividades que mantêm a importância do campo para o desenvolvimento do homem.
Para regulamentar e executar as políticas agrárias no Brasil, o Decreto de Lei nº 1.146/70 estabeleceu o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), como o responsável pela execução das políticas agrárias no Brasil.
As trocas de informações, tecnologias e experiências são fundamentais em quaisquer níveis do conhecimento e no campo não poderia ser diferente. Dessa forma, todos os anos, antes de iniciar as safras e até mesmo durante o período do plantio e colheita, empresas, instituições de ensino e pesquisa se reúnem com os produtores rurais nos chamados Dias de Campo. O que seria dos estudos para combater, por exemplo, a ferrugem asiática e os nematoides se não fossem as trocas de conhecimento entre produtores, comunidade científica e fabricantes de defensivos agrícolas? Outro assunto muito discutido nessas ocasiões é a sustentabilidade ambiental.
A Administração Municipal de Erval Seco parabeniza a todos os agricultores que mesmo, com todas as dificuldades permanecem no campo, produzindo o alimento para alimentar todas as pessoas.
Foto: Dieter/EMATER
Fotos: Alessandro Klaesener/Sec. Agricultura