PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Recapitulando PETNews Revise alguns conceitos de Paradigmas de Linguagens de Programação

28 de abril de 2023

Cada paradigma tem suas próprias técnicas e abordagens, mas todos eles se baseiam em princípios que visam tornar o código mais organizado, estruturado e legível. Agora que já entendemos o que são os paradigmas de programação, podemos https://zenwriting.net/atticbranch5/enjoy-increased-rankings-that-improve-your-sites-visibility-with-these-seo-tips-wl4k abordar os principais benefícios que eles trazem para os desenvolvedores. Conhecer os principais paradigmas de programação é fundamental para todo desenvolvedor, independentemente do nível de experiência ou área de atuação.

  • A programação funcional é um paradigma de programação que se concentra em funções puras, ou seja, funções que não possuem efeitos colaterais e sempre retornam o mesmo resultado para as mesmas entradas.
  • Para iniciantes, a POO pode parecer um pouco mais complexa, mas é uma habilidade essencial para dominar a programação em Python.
  • Por exemplo, se criarmos um método que receberá um parâmetro com passagem por referência (apontando para a mesma área de memória), estaremos modificando o valor desta área de memória dentro do método – este é um problema e um exemplo de aliasing.
  • Existem vários cursos e tutoriais online disponíveis que ensinam os diferentes paradigmas de linguagem de programação em Python.

Um exemplo final, apresenta o mesmo cenário usando Orientação Objeto com código de características funcionais. Em continuidade aos exemplos anteriores, mas transportando o cenário para uma modelagem de dados relacional,considere (mesmo não sendo https://digeratideals.com/ten-web-improvement-ideas-to-far-better-your-web-site-accomplishment/ um exemplo comum) uma tabela NUMBERS a qual contém registros de 1 a 100. O exemplo abaixo atende as mesmas necessidades dos exemplos anteriores mas agora através de uma modelagem OO, o que para tal exemplo é uma modelagem bastante simples.

Conheça os principais paradigmas de programação e sua importância

Cada paradigma tem suas próprias características e abordagens, e é mais adequado para a resolução de determinados tipos de problemas. Como vocês podem ver, não é o tipo de programação que estamos acostumados a ver atualmente, mas é uma linguagem muito importante e faz parte desse super paradigma imperativo. Na programação lógica, fatos sobre o domínio do problema são expressados como fórmulas lógicas, e os programas são executados ao se aplicar regras de inferência nas fórmulas https://fismat.com.br/2021/04/27/campos-magneticos/#comment-285241 até que uma resposta é encontrada, ou a coleção de fórmulas é provada inconsistente. Alguns paradigmas estão preocupados principalmente com as implicações para o modelo de execução da linguagem, como permitir efeitos colaterais, ou se a sequência de operações está definida pelo modelo de execução. Outros paradigmas estão preocupados principalmente com o modo que o código está organizado, como o agrupamento de código em unidades junto com o estado que é modificado pelo código.

Por fim, não existe uma linguagem de programação que seja a melhor para qualquer situação. Aprender novas linguagens e paradigmas de programação é bastante positivo, uma vez que passamos a reconhecer as estratégias que cada linguagem utiliza para nos ajudar a resolver um problema. Em resumo, conhecer os paradigmas de linguagens de programação em Python é fundamental para se tornar um desenvolvedor versátil e capaz de enfrentar qualquer desafio de programação.

Programação Orientada a Eventos:

Um exemplo de linguagem que aplica a programação orientada a eventos é o sistema Node.js. O paradigma lógico é, como o nome bem diz, ligado a uma proposta lógico-matemática. É criada uma lógica entre os dados de entrada e saída, dessa forma, a partir da inferência, é criada uma solução. A principal linguagem que utiliza esse paradigma é a Prolog, mas também é encontrado na Mercury. Neste paradigma, criado por Alonzo Church, o modelo é guiado por funções matemáticas, ou seja, equações. Com a criação dos paradigmas, essas necessidades passam a ser atendidas, já que é possível avaliar, com antecedência, qual o modelo vai ser mais adequado para a busca por aquela determinada solução, e aquele tipo de linguagem utilizado.

  • Como desvantagem, a interpretação pode ser de 10 a 100 vezes mais lenta do que a compilação.
  • A escrita é engessada, complexa e muito específica, sendo pouco acessível para os desenvolvedores no geral.
  • Ao contrário do paradigma imperativo, o declarativo apenas declara as propriedades do resultado a ser obtido pela máquina, sem orientá-la acerca de como devem ser feitos os cálculos.
  • Se o sistema é estático e não tem previsão de mudanças ou apenas a inclusão de alguns recursos adicionais no futuro, também se recomenda o uso do paradigma procedural.
Pular para o conteúdo