20 DE JANEIRO – DIA DO FARMACÊUTICO

20 de janeiro de 2021

O lema de todo farmacêutico é como o de um soldado: devemos servir! A diferença é que um deve servir à Pátria e outro à humanidade, sem discriminar nem mesmo raça ou cor. Parabéns a todos os farmacêuticos pelo dia de vocês que é comemorado neste 20 de Janeiro, em especial as profissionais que trabalham em nosso município, são elas: Dra. Camila Dalsoglio e Dra. Lisete Cadore, que atendem os Ervalsequenses na farmácia do Município.

A escolha de uma data para a comemoração do Dia do Farmacêutico foi marcada por desencontros e várias propostas. A idéia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso “Dia”? “ Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria no País.

Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.

Na busca pela valorização e estímulo do profissional farmacêutico, a para que o dia 20 de janeiro seja marcado pelo reconhecimento daqueles que lutam em prol a farmácia, foi criada pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1998, a Comenda do Mérito Farmacêutico que visa distinguir farmacêuticos e autoridades pelos relevantes serviços prestados à profissão. A entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico é realizada durante as comemorações do Dia do Farmacêutico.

Foto: Diego Priebe

Legenda: Dra. Lisete Cadore trabalhando na farmácia do município junto ao posto de saúde.

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco do dia 28 de maio de 2021.