PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

20 DE JANEIRO – DIA DO FARMACÊUTICO

20 de janeiro de 2021

O lema de todo farmacêutico é como o de um soldado: devemos servir! A diferença é que um deve servir à Pátria e outro à humanidade, sem discriminar nem mesmo raça ou cor. Parabéns a todos os farmacêuticos pelo dia de vocês que é comemorado neste 20 de Janeiro, em especial as profissionais que trabalham em nosso município, são elas: Dra. Camila Dalsoglio e Dra. Lisete Cadore, que atendem os Ervalsequenses na farmácia do Município.

A escolha de uma data para a comemoração do Dia do Farmacêutico foi marcada por desencontros e várias propostas. A idéia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso “Dia”? “ Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria no País.

Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.

Na busca pela valorização e estímulo do profissional farmacêutico, a para que o dia 20 de janeiro seja marcado pelo reconhecimento daqueles que lutam em prol a farmácia, foi criada pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1998, a Comenda do Mérito Farmacêutico que visa distinguir farmacêuticos e autoridades pelos relevantes serviços prestados à profissão. A entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico é realizada durante as comemorações do Dia do Farmacêutico.


Foto: Diego Priebe

Legenda: Dra. Lisete Cadore trabalhando na farmácia do município junto ao posto de saúde. 

 

Vídeos Destaque

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco do dia 28 de maio de 2021.

Ver mais
Skip to content