28 de dezembro – Dia Nacional do Guarda-Vidas

28 de dezembro de 2020

Anualmente, nesta data, comemoramos o Dia Nacional do Guarda-Vidas. Profissionais treinados para proteger e salvar pessoas em situações de perigo no mar, rios ou piscinas, evitando afogamentos e outros acidentes.

O mar sempre exerceu uma enorme influência sobre o homem, servindo-lhe como fonte de alimentos e de via de transporte, e, muitas vezes, como meio de defesa.

Com o passar dos tempos, o mar foi sendo utilizado  como fonte de lazer, e a procura por praias balneáveis foi acompanhada por tragédias de afogamento.

No Brasil, os primeiros Guarda-Vidas começavam a atuar em meados da década de 50, na região litorânea do Rio Grande do Sul. A atividade era realizada por voluntários da população litorânea, principalmente pescadores, que guarneciam a beira da praia de Tramandaí, obtendo como retribuição somente o reconhecimento do público por sua coragem e vontade de salvar.

Já no ano de 1970, curiosamente no dia 28 de dezembro, a Brigada Militar formava a primeira turma de policiais militares exclusivamente para o serviço de Guarda-Vidas, passando, desde então, a missão do salvamento ao Estado.

Em 1990 a atividade começava a ser coordenada e administrada pelo Corpo de Bombeiros Militar, que tem como atividade precípua o salvamento de pessoas.

Demais datas comemoradas no dia de hoje:

Dia da Marinha Mercante
Dia dos Santos Inocentes

Informativo da Secretaria Municipal de Saúde.