PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Acendimento da chama simbólica abre comemorações da Semana da Pátria em Erval Seco

2 de setembro de 2019

 

A chama simbólica da Independência foi acesa no ultimo sábado 31 de agosto em Erval Seco, a solenidade foi realizada na Igreja Adventista do Sétimo dia com a presença dos integrantes da congregação e ainda a Secretaria de Educação e a comunidade ervalsequense ali presente.

No domingo, 1° de setembro, como parte da comemoração da semana da Pátria no município a chama foi conduzida através de 3 tochas até a praça do imigrante. As tochas foram acesas pelo Prefeito Municipal Leonir Koche e logo depois conduzidas por 3 lideres do Grupo de Aventureiros Falcão Peregrino da Igreja Adventista do Sétimo dia de Erval Seco.
Na praça a cerimônia de acendimento, contou com a presença de autoridades municipais e comunidade em geral.

Histórico do Fogo Simbólico da Pátria
O “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu no ano de 1937, por iniciativa de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem.
Levada a ideia à Liga de Defesa Nacional, entidade criada pelo poeta Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar, a proposta foi acolhida com entusiasmo e complementada com o acréscimo de que o “Fogo Simbólico da Pátria” deveria percorrer o Território Nacional, numa corrida de revezamento denominada Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, cuja 1ª edição ocorreu em 1838, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre (RS).
O Fogo Simbólico representa a Pátria, como uma chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade, além de proporcionar oportunidade de reflexão sobre o amor à Pátria e acerca da importância do culto aos Símbolos Nacionais. O calor da chama transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito.

Após o acendimento ocorreu no município a Caminhada Cívica, envolvendo varias instituições municipais, as quais mostraram seus trabalhos junto à comunidade.
As comemorações da semana da pátria seguem na quarta feira dia 04 de setembro com o Almoço da EMEF Sebastião Lemes Mathias e no dia 7 de setembro se encerra com o Jantar do Grupo de Louvor da IEAD Ministério Madureira de Erval Seco e também com o baile Regional do Grupo Conviver Sempre Alegre da 3º Idade de Erval Seco.
“A alma de uma nação é o espírito patriótico de seu povo”

Vídeos Destaque

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco – 03 de Abril de 2020

Posted by Rádio Comunitária Nativa FM on Friday, April 3, 2020

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco – 03 de Abril de 2020

Ver mais
Skip to content