PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Acendimento da chama simbólica comemora a Semana da Pátria em Erval Seco.

1 de setembro de 2020

A chama simbólica da Independência foi acesa na manha desta Terça-feira 01 de Setembro em Erval Seco, a solenidade foi realizada  em frente a Prefeitura Municipal, e devido a pandemia contou apenas com a presença dos secretários municipais e alguns funcionários, que respeitaram o distanciamento e todos com máscara. 

Neste ano o acendimento do “Fogo Simbólico da Pátria”, foi em homenagem a todos os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.

 A chama foi conduzida pelo secretario da Administração Éderson Wink através de 1 tocha até a praça do imigrante,  na praça aconteceu a cerimônia de acendimento do “Fogo Simbólico da Pátria”  na “Pira da Pátria”, e logo após foi cantado o Hino Nacional e hasteadas as Bandeiras do Brasil, do Estado do Rio Grande do Sul e do Município de Erval Seco.

Histórico do Fogo Simbólico da Pátria
O “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu no ano de 1937, por iniciativa de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem.


Levada a ideia à Liga de Defesa Nacional, entidade criada pelo poeta Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar, a proposta foi acolhida com entusiasmo e complementada com o acréscimo de que o “Fogo Simbólico da Pátria” deveria percorrer o Território Nacional, numa corrida de revezamento denominada Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, cuja 1ª edição ocorreu em 1838, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre (RS).


O Fogo Simbólico representa a Pátria, como uma chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade, além de proporcionar oportunidade de reflexão sobre o amor à Pátria e acerca da importância do culto aos Símbolos Nacionais. O calor da chama transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito.

 

 

 

Vídeos Destaque

Informativo da Secretaria Municipal de Saúde.

Ver mais
Skip to content