Administração municipal utiliza caminhão tanque para molhar as estradas e auxiliar na recuperação.

16 de março de 2021

Além de amenizar um dos principais problemas das comunidades do interior, que é a poeira gerada nos dias secos, a “molhança na estrada” auxilia muito na hora em que as patrolas estão fazendo a recuperação das mesmas, em alguns lugares a estrada é molhada antes da patrola entrar, já em outros se molha depois da patrola e antes do rolo compactador.

Hoje o caminhão tanque é praticamente um equipamento indispensável no auxílio para recuperação das estradas, pois é usado para molhar as vias, e quando é muito seco, também é usado para molhar as calçadas e ruas da cidade.

O operador do caminhão tanque Juares Oliveira – popular Nego, explica que o caminhão tem a finalidade principal de realizar o transporte de dejetos suínos entre as propriedades do interior, mas o trabalho de transporte de dejetos acontece praticamente uma ou duas vezes na semana, e por isso ainda não há um cronograma de trabalho definido, e nos dias em que não faz o transporte de dejetos, é uma ferramenta essencial nas estradas. De acordo com Juares, “são realizadas em média 7 viagens de água por dia, tudo depende da distância que é levada”.

A água usada para molhar as estradas não é potável, sendo retirada de açudes ou outras fontes de água não usadas para consumo humano.

Para o Secretário Municipal de Obras Luciano Drum, “a Secretaria de Obras teria a necessidade de disponibilizar um caminhão pipa nas estradas das comunidades do interior do município em períodos sem chuva, pois é uma ferramenta que auxilia muito na hora da patrola passar, no futuro quando aumentar o transporte de dejetos, vamos ter que adquirir outro caminhão tanque para auxiliar as frentes de recuperação de estradas”.

Informativo da Secretaria Municipal de Saúde.