
O trabalho de prevenção e conscientização é a melhor forma de manter o controle de surtos de doenças transmitidas por vetores (Dengue, Zika, Chikungunya…), e através da Secretaria da Saúde, os profissionais da Vigilância Ambiental em Saúde – AGENTES DE ENDEMIAS realizam inspeções em domicílios, comércios e terrenos baldios.
Nestas inspeções, os profissionais tem o empenho de averiguar todo o terreno atrás de focos de larvas, que em pouco tempo se transformam em mosquitos, causando problemas de saúde e alta demanda de pacientes nas unidades de Saúde Municipal e hospitais de referência.
Embora nosso município apresente a presença do mosquito Aedes Aegypti, a população do mosquito tem-se mantido sob controle, isto se dá ao trabalho realizado pelos profissionais, que estão periodicamente (a cada 60 dias) realizando estas vistorias nas propriedades urbanas e nos distritos do interior: Bairro Lemes, Coronel Finzito e Arco Iris, juntamente com a ajuda dos munícipes, mantendo ao máximo o controle da proliferação do mosquito.