PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Agentes de saúde de Erval Seco recebem Tablet para o trabalho de visitação.

23 de junho de 2020



A modernidade se aproxima rápido e vem para facilitar a nossa vida nas tarefas diárias, um exemplo que podemos citar é o trabalho dos agentes de saúde, onde o papel e a caneta eram instrumentos costumeiros na rotina de visitas, e agora com a chegada da tecnologia, estão com os dias contados.

Aproveitando o que a tecnologia oferece em termos de automação de serviços a Administração Municipal realizou a entrega de 20 Tabletes aos agentes municipais de saúde, para que os mesmo possam registrar instantaneamente suas visitas no programa nacional e-SUS.

As informações coletadas pelos agentes de saúde, serão imediatamente jogadas e armazenadas no Sistema E-SUS

O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia do Departamento de Saúde da Família para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. A estratégia e-SUS APS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

A secretária de Saúde explica que a medida visa otimizar o serviço, já que o município passou a fazer parte do programa nacional e-SUS. Os aparelhos passam a ser as novas ferramentas de trabalho dos agentes de saúde, onde cada profissional já realizou o cadastrado das famílias que pertencem a sua área de atuação, e a cada visita os dados coletados serão salvos instantaneamente.

De acordo com o secretário de saúde Wellington Falcão, a transição para o sistema digital vem ocorrendo desde o início do ano, com a implantação do sistema. “Os agentes de saúde já foram treinados, fizeram cursos e realizaram os cadastro de todas as famílias do nosso município, porém com a pandemia as visitas foram canceladas”.

A Agente de Saúde da comunidade de Arco Iris, Lediane H. Klaesener acredita que a ferramenta tecnológica irá auxiliar muito nos trabalhos realizados. “Antes quando íamos nas casas tínhamos que anotar tudo num papel para depois lançar no computador, agora faremos diretamente no tablet e assim as informações chegarão corretamente o mais rápido possível”.

Para o prefeito Leonir Koche, “Esse novo recurso, além de agilizar o trabalho dos profissionais, vai atualizar mais rapidamente os dados de cada usuário do SUS de nossa cidade, possibilitando identificar e resolver de maneira mais eficaz, eventuais problemas enfrentados pela população”


Foto: Gabriel H. Klaesener.
Legenda da Foto: Agente de saúde Lediane, responsável pela Arco Iris trabalhando no novo equipamento.

 

 

Vídeos Destaque

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco 03 – 07 – 2020.

Ver mais
Skip to content