
CONFIRA OS ÍNDICES ALCANÇADOS EM ERVAL SECO
O Ministério da Saúde encerrou, no dia 30 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que teve início em 11 de março. Apesar disso, a vacina ainda pode ser obtida nas unidades de saúde, já que o ministério orientou estados e municípios a estenderem a vacinação ao público em geral, enquanto durarem os estoques. A vacina contra a gripe é eficaz contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o ministério, a vacina é segura e reduz as complicações que podem levar a casos graves da doença e óbitos.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Erval Seco, a meta de 90% do público alvo não foi atingida em todas as faixas:
Crianças de 6 meses a 2 anos: 97,81%
Crianças de 2 a 4 anos: 67,89%
Crianças até 5 anos: 93,52%
Gestantes: 64,71%
Trabalhadores de Saúde: 100%
Puéperas: 109,9%
Adultos de 55 a 59 anos: 65,55%
Idosos: 96,53%
A Secretaria registrou também a aplicação de 157 doses para pessoas que não estão incluídas nas faixas de risco.
O Ministério da Saúde alerta que se manter imunizado é uma questão de proteção social. Além disso, a pasta tem orientado todas as equipes de saúde do País quanto às medidas de segurança para evitar infecções e realizar uma vacinação segura para a população e as equipes de saúde. O Ministério distribuiu 100% das doses da vacina para todos os estados do País, um total de 79,9 milhões de unidades. O investimento foi de R$ 1,1 bilhão na aquisição das doses da vacina para as três fases.
Foto: Eduardo Wagner
Legenda: Os dados de vacinação foram disponibilizados pelo setor de controle da sala de vacinas