Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e sem comprometer o acesso a outras necessidades importantes.
Para promover a segurança alimentar e nutricional da população, o governo federal tem uma série de programas e ações, executados por diversos órgãos. No Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), além das secretarias responsáveis pelo Programa Bolsa Família e pelas políticas de assistência social, tem também uma secretaria responsável pela segurança alimentar e nutricional, que é a Sesan: Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Um dos programas desenvolvidos é o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar).
No dia 04 de março foi feita a primeira entrega de castas básicas do PAA no município de Erval Seco. 220 famílias serão beneficiadas e mais quatro entidades do município. Os produtos são oriundos de 29 produtores da agricultura familiar e de agroindústrias do município. Estão previstas 2 cestas básicas por família no ano de 2020 (dependendo da disponibilidade dos produtos), nessa primeira entrega 110 famílias foram contempladas, no mês que vem serão mais 110 famílias, depois o ciclo se repete. As famílias são beneficiadas a cada 60 dias, e a comunidade indígena também é contemplada com 15 famílias que irão receber todos os 4 meses.
O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), também conhecido como Compra Direta, prevê a compra de alimentos da agricultura familiar e a sua doação as entidades socioassistencias que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. São beneficiários do PAA as pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, atendidas, por programas e entidades sociais da rede de proteção e promoção social. Erval Seco recebeu 90 mil reais destinados a compra de produtos e distribuição as 220 famílias cadastradas no programa.
Informações: Eduardo Wagner
Fotos: Juliano Amaral