PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Concluída a primeira etapa da construção de banheiros da FUNASA para famílias de baixa renda.

29 de dezembro de 2020

O município de Erval Seco foi contemplado com o projeto social da FUNASA(Fundação Nacional de Saúde) chamado “Projeto de Melhorias Sanitárias Domiciliares”.

O Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares surgiu com a necessidade de promover soluções individualizadas de saneamento em diversas situações, principalmente nas pequenas localidades e periferias das cidades.

Atualmente, o Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares tem os seguintes objetivos:


• implantar soluções individuais e coletivas de pequeno porte, com tecnologias adequadas;
• contribuir para a redução dos índices de morbimortalidade provocados pela falta ou inadequação das condições de saneamento domiciliar;
• dotar os domicílios de melhorias sanitárias, necessárias à proteção das famílias e à promoção de hábitos higiênicos; 
• fomentar a implantação de oficina municipal de saneamento

Melhorias Sanitárias Domiciliares são intervenções promovidas, prioritariamente, nos domicílios e eventualmente intervenções coletivas de pequeno porte. Tem o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações sanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água e ao destino adequado dos esgotos
no domicílio. Incluem a construção de módulos sanitários, banheiro, privada, tanque séptico, sumidouro (poço absorvente), instalações de: reservatório domiciliar de água; tanque de lavar roupa; lavatório; pia de cozinha; e onde tem disponível realizar a ligação na rede de distribuição de água; ligação à rede coletora de esgoto; entre outras.




Nosso município foi contemplado com 41 módulos sanitários nas localidades de Linha Posse Reis, Linha Posse Arruda, Linha Maragato, Linha Nilo Fabris, Linha Posse Vieira, Linha Machado, Bairro Lemes, Linha Boa Esperança, Linha Palmeira, Lajeado Neto e Linha Bom Jesus, e nesse momento concluímos a primeira etapa da construção dos banheiros sociais da FUNASA, onde 13 famílias já estão usando os mesmos.

O Valor total do projeto é de 499.963,91(quatrocentos e noventa e nove mil, novecentos e sessenta e três reais e noventa e um centavos), porém esse pagamento somente será efetuado conforme boletim de medição efetuada e aprovada pelo Engenheiro responsável pela fiscalização da obra e liberação da FUNASA.

Possivelmente no inicio de janeiro de 2021 será dado inicio na segunda etapa da construção de mais módulos, para assim beneficiar mais famílias.

 

Vídeos Destaque

Informativo da Secretaria Municipal de Saúde.

Ver mais
Skip to content