O município de Erval Seco foi contemplado com o projeto social da FUNASA(Fundação Nacional de Saúde) chamado “Projeto de Melhorias Sanitárias Domiciliares”.
O Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares surgiu com a necessidade de promover soluções individualizadas de saneamento em diversas situações, principalmente nas pequenas localidades e periferias das cidades.
Atualmente, o Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares tem os seguintes objetivos:
• implantar soluções individuais e coletivas de pequeno porte, com tecnologias adequadas;
• contribuir para a redução dos índices de morbimortalidade provocados pela falta ou inadequação das condições de saneamento domiciliar;
• dotar os domicílios de melhorias sanitárias, necessárias à proteção das famílias e à promoção de hábitos higiênicos;
• fomentar a implantação de oficina municipal de saneamento
Melhorias Sanitárias Domiciliares são intervenções promovidas, prioritariamente, nos domicílios e eventualmente intervenções coletivas de pequeno porte. Tem o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações sanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água e ao destino adequado dos esgotos
no domicílio. Incluem a construção de módulos sanitários, banheiro, privada, tanque séptico, sumidouro (poço absorvente), instalações de: reservatório domiciliar de água; tanque de lavar roupa; lavatório; pia de cozinha; e onde tem disponível realizar a ligação na rede de distribuição de água; ligação à rede coletora de esgoto; entre outras.
Nosso município foi contemplado com 41 módulos sanitários nas localidades de Linha Posse Reis, Linha Posse Arruda, Linha Maragato, Linha Nilo Fabris, Linha Posse Vieira, Linha Machado, Bairro Lemes, Linha Boa Esperança, Linha Palmeira, Lajeado Neto e Linha Bom Jesus, e nesse momento concluímos a construção de 19 banheiros sociais da FUNASA, onde 19 famílias já estão usando os mesmos.
O Valor total do projeto é de 499.963,91(quatrocentos e noventa e nove mil, novecentos e sessenta e três reais e noventa e um centavos), porém esse pagamento somente será efetuado conforme boletim de medição efetuada e aprovada pelo Engenheiro responsável pela fiscalização da obra e liberação da FUNASA de cada módulo.
Fotos: Engenheiro Otto Geller