Mesmo com a disponibilidade de vacinas no Brasil e com a alta procura pelas vacinas no mundo todo, não é incomum ter ouvido falar sobre pessoas que receberam a primeira dose do imunizante e que não procuraram pela segunda dose. Com exceção da vacina da Janssen, que confere imunidade contra a covid-19 após 14 dias da única dose, as demais (Coronavac, AstraZeneca e Pfizer) precisam de uma segunda dose.
O Secretário da Saúde de Erval Seco, Ederson Winck, esclarece que: “Aqui no município a nossa inadimplência para a 2ª dose é muito baixa, sempre reforçamos a divulgação e a importância das duas doses. Lembrando que a vacinação acontece todas as quartas-feiras no Pavilhão da Terceira Idade das 08:00hrs às 11:30hrs. Todos os que aplicaram a 1ª dose até o dia 02 de julho já foram convocados para a 2ª dose”. No município já foram aplicadas 8.239 doses, sendo que 4.825 da 1ª dose e 3.245 da 2ª dose; 169 aplicações foram em dose única.
As empresas farmacêuticas, responsáveis por desenvolver cada uma de suas vacinas, mostraram resultados favoráveis de qualidade, segurança e eficácia somente após a segunda dose de cada um de seus imunizantes. Por isso, para se ter a garantia da correta imunização, deve-se seguir as recomendações do Ministério da Saúde, que estão de acordo com as recomendações das respectivas fabricantes. Sendo assim, não há garantia de qualidade, segurança e eficácia quando o imunizante é utilizado de forma inadequada, ou seja, a imunidade não é garantida após a aplicação de apenas uma dose.
Fonte: www.ervalseco.com
Foto: Eduardo Wagner