
No dia dia 21 junnho, o Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social realizou a VII Conferencia Municipal de Assistência Social. Que teve por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para a garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger Delegados(as) para XII Conferência Estadual de Assistência Social. A temática central foi: GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS, Dividido em quatro eixos:
Eixo 1 – A proteção social não contributiva e o principio da equidade, como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
Eixo 2 – Gestão democrática e controle social, o lugar da sociedade civil no SUAS.
Eixo 3 – Acesso as seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais.
Eixo 4 – A Legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidades dos entes federados para a garantia dos direitos sociossistenciais.
O evento teve como palestrante a Conselheira Isolete Bacca representante da Ascar /Emater no Conselho Estadual de Assistência Social no período da manhã. A tarde foi realizado os trabalho em grupo e as deliberações na plenária final. Estiveram presentes 120 pessoas, das quais grande número de usuários da política de Assistência Social. O diferencial do evento ficou por conta do número expressivo de usuários que contribuíram nas deliberações que afeta a Política municipal, estadual e nacional de Assistência Social.
Também estiveram presentes na abertura o Senhor Prefeito Leonir Koche, Secretario Municipal de Saúde e Bem estar Senhor Sandro Graff, Representante do Legislativo Senhora Rosane Moura e Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social senhora Edi Fatima Sandri.