
Você sabia que a dengue pode atacar durante todo o ano? Apesar de ser mais associada ao verão, o cuidado deve ser constante, inclusive em estações mais frias como o Outono.
Por isso, mesmo após o término do verão deve-se manter os cuidados de prevenção contra a dengue. A principal ação é evitar o acúmulo de água parada, que é onde o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, se reproduz.
Confira as orientações para evitar que as casas e apartamentos se transformem em criadouros:
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada;
– Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos;
– Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda;
– Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana;
– Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo;
– Caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo.
A Administração Municipal de Erval Seco tem realizado diversas campanhas com objetivo de conscientizar sobre os perigos do inseto, bem como, orientar a população no combate aos criadouros do mosquito.
Porém os agentes de endemias continuam preocupados com o surgimento de muitos focos com larva do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, e que tem contribuído para o aumento no número de casos.
Mutirões de limpezas foram feitos em diversas localidades do município, bem como a sanitização.
A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta para a população, para que não deixem água parada e continue tomando todos os cuidados necessários no combate ao mosquito.