DENGUE: CUIDADOS COM MOSQUITO DEVEM CONTINUAR NO OUTONO

7 de abril de 2021

Você sabia que a dengue pode atacar durante todo o ano? Apesar de ser mais associada ao verão, o cuidado deve ser constante, inclusive em estações mais frias como o Outono.

Por isso, mesmo após o término do verão deve-se manter os cuidados de prevenção contra a dengue. A principal ação é evitar o acúmulo de água parada, que é onde o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, se reproduz.

Confira as orientações para evitar que as casas e apartamentos se transformem em criadouros:

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada;

– Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos;

– Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda;

– Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana;

– Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo;

– Caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo.

A Administração Municipal de Erval Seco tem realizado diversas campanhas com objetivo de conscientizar sobre os perigos do inseto, bem como, orientar a população no combate aos criadouros do mosquito.

Porém os agentes de endemias continuam preocupados com o surgimento de muitos focos com larva do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, e que tem contribuído para o aumento no número de casos.

Mutirões de limpezas foram feitos em diversas localidades do município, bem como a sanitização.

A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta para a população, para que não deixem água parada e continue tomando todos os cuidados necessários no combate ao mosquito.

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco do dia 28 de maio de 2021.