
Ao mesmo tempo em que realiza o trabalho de contenção do novo coronavírus, a Prefeitura de Erval Seco atua em outra frente: no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na semana passada, a ação feita pelos agentes de combate a endemias do município, foi realizada nos distritos e comunidades do interior da cidade.
“Essas ações vêm acontecendo há alguns dias para minimizar a ocorrência de focos do mosquito. Foram realizadas orientações à população quanto às medidas de controle, além das visitas dos agentes de endemias para eliminação dos possíveis focos do mosquito”, detalha o agente do Programa de Controle de Endemias, Francisco Preisler (Fritz).
Além da atuação da Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão conta com a participação da Secretaria Municipal obras, por meio da coordenação de Limpeza Pública. “Nosso objetivo é extinguir os focos do mosquito da dengue no interior e na cidade. Por isso, estamos atuando em conjunto com a secretaria de Obras, em mutirão, para alcançar bons resultados”, afirmou o Secretário da Saúde Ederson Wink.
Faça sua parte! – O mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças, se reproduz em água parada. Por isso, a população deve colaborar e manter os quintais sempre limpos, eliminando pneus velhos, latas, garrafas, vasilhas plásticas ou qualquer outro recipiente que possa acumular água. Outra providência é acondicionar e descartar o lixo doméstico de forma adequada.
É importante também, tampar as caixas d’água e eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas e até mesmo vasos de plantas. Nos ambientes internos, cuidar dos ralos, baldes e bacias que devem ser mantidos sempre limpos.
Foto: Divulgação
Legenda da foto: Agentes de Combate a endemias com os agentes de saúde da sua área de atuação.