PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Erval Seco começa utilizar o programa de cadastro digital E-SUS.

13 de março de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Erval Seco, realizou na tarde de terça-feira dia 10 e na manhã de quarta-feira dia 11 de março, na Câmara Municipal de Vereadores, uma capacitação com as equipes de saúde da família e profissionais que trabalham na saúde. O objetivo da ação é capacitar os profissionais da saúde quanto ao desenvolvimento e aplicação do novo programa E-SUS do Governo Federal, proporcionando o planejamento das ações de forma articulada para a área da Saúde.

O programa E-SUS é Um conjunto de ações para qualificação das ferramentas utilizadas pelos profissionais da Atenção Básica, é um sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão, uma Ferramentas do sistema que permitirá ao profissional da saúde: Agendamento, Prescrição de Medicamentos, Escuta inicial, Atendimento, Relatórios Emissão de atestados e encaminhamentos.

A digitação da produção deve ser realizada pelo mesmo profissional que realizou o atendimento, e todos os procedimentos realizados no âmbito da atenção primária devem ser registrados exclusivamente no E-SUS. A partir daí, o sistema irá recolher os dados e concentrar as informações coletadas nos centros de atendimentos de saúde, e compartilhar simultaneamente com o sistema nacional da Saúde.

Haverá um banco de dados que recebera em tempo real todas as informações descritas pelo profissional da saúde, esse programa alimenta o novo sistema de saúde implantado em todo o Pais com os objetivos de:
Registros individualizados;
Redução do retrabalho na coleta de dados;
Integração de Informações;
Informatização das Unidades de Saúde;
Aprimoramento da gestão e da coordenação do cuidado das pessoas;

Para isso a participação dos profissionais de saúde é fundamental para o entendimento do programa e sua execução.

O Secretario de Saúde de Erval Seco, Sandro Graff, ressalta a importância desta iniciativa e requer paciência da população mediante algum atendimento: “Esse primeiro momento e muito importante pois, é aqui que serão realizados os cadastros de todos os munícipes, para depois dar sequencia nos atendimento já existentes no programa E-SUS, assim também, pedimos a compreensão da população mediante alguma demora no atendimento, pois, são muitas as mudanças implementadas e os profissionais da saúde necessitam de um acompanhamento dos técnicos que gerenciam o programa até pegar o jeito do sistema.” –  enfatizou  Sandro.

Portanto nos próximos 45 dias os agentes municipais de saúde não estarão fazendo as visitas domiciliares, somente estarão fazendo o cadastro da população do município.

 

Vídeos Destaque

Informativo da Secretaria Municipal de Saúde.

Ver mais
Skip to content