PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

ERVAL SECO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PREJUÍZOS SE ACUMULAM DEVIDO A ESTIAGEM

10 de janeiro de 2022


O Prefeito Municipal de Erval Seco, Leonir Köche, decretou Situação de Emergência devido aos prejuízos causados pela estiagem em todo o território municipal.

O decreto Nº 136/2021 foi assinado em 22 de dezembro de 2021.


De acordo com Daniel Morin, Engenheiro Agrônomo da Emater de Erval Seco, “Desde o início do mês de novembro o município vem sofrendo com a falta de chuvas significativas, no mês de novembro foram registrados duas chuvas significativas que somaram 57 milímetros, já no mês de dezembro foram registrado 63 milímetros também em duas chuvas. Esses dados são da sede do município, sabemos que em algumas localidades ocorreram algumas chuvas a mais e de forma isolada, mas já em outras localidades as chuvas foram ainda menores do que as registradas na cidade. A estiagem está causando muitos prejuízos para os agricultores, nas culturas de grãos a principal cultura afetada foi o milho, com perdas médias de 65% até o momento, sendo que em algumas propriedades as lavouras ultrapassam os 80% de perdas”.


Alessandro Klasener, Secretário Municipal da Agricultura, relata que: “Nós temos um laudo da Emater que estima perdas de produtividade no município nas culturas de milho silagem, milho grão, soja, leite e produção de tabaco em torno de R$ 66 milhões de reais”, além dos prejuízos financeiros, há escassez de água para consumo humano e animal, segundo o secretário: “Estamos fornecendo água, diariamente, para o consumo animal através de caminhão tanque. E estamos também utilizando um caminhão pipa para fornecimento de água potável que abastece as caixas d’água de moradores em diversas localidades do município”.


O secretário ainda destaca que: “Estamos aguardando a homologação do decreto de situação de emergência por parte do estado e posteriormente pelo governo federal”.


Com a homologação da situação emergência, se necessário, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens e de prestação de serviços necessários às atividades de resposta e reabilitação dos cenários dos desastres.

 

Fonte: Radio Nativa FM
Fotos: Alessandro Klasener/Secretaria da Agricultura

 

 

Vídeos Destaque

Assinatura do Pavimenta

Ver mais
Skip to content