O governador Eduardo Leite anunciou, no fim da tarde deste sábado (20), o mapa do distanciamento controlado válido entre a 0h de terça (23) e as 23h59 de segunda-feira (29). Na atualização, as regiões de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Capão da Canoa e Palmeira das Missões entram na bandeira vermelha, que determina medidas mais restritivas de distanciamento social.
Com isso entram nesta bandeira os municípios de Erva Seco, Dois Irmãos das Missões, Redentora e Coronel Bicaco com restrições ao comércio a partir de terça-feira. Segundo Leite, alguns indicadores passaram diretamente da bandeira amarela para a preta.
“A região apresentou piora em quatro indicadores de propagação da COVID-19, sendo que dois deles passaram de classificação amarela diretamente para preta, indicando um maior avanço da propagação. Soma-se a esta situação a classificação vermelha na Macrorregião Norte em indicador da capacidade de atendimento, levando à bandeira final na cor vermelha”, explicou.
O número de hospitalizações na semana anterior foram de seis para 16. O número de internados em leitos clínicos por COVID-19, eram 32 e subiu para 55. Enquanto o número de hospitalizações proporcional ao número da população, foi de 1,6%, foi de 4,43%. Em relação ao número de óbitos pela doença, a região passou de dois para sete, e, apesar do aumento no número de leito disponíveis, a região permanece em bandeira vermelha.
Bandeira vermelha
A bandeira vermelha representa uma situação mais preocupante. Em virtude disso, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem permanecer abertos, mantendo 50% dos trabalhos. A partir do sinal vermelho, restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, bem como, academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, passam a ser totalmente vedados.
Pedido de recurso
Prefeitos ainda poderão recorrer da decisão do governo estadual, mediante a apresentação de laudos técnicos que justifique uma possível alteração. Na segunda-feira, 22, a comitê de crise deverá se reunir para debater eventuais recursos apresentados.
“Especialmente aqueles municípios que estão migrando de bandeira laranja para bandeira vermelha, poderão pedir a reconsideração dos dados, que estão todos abertos em nosso site. Eles deverão apresentar as suas razões técnicas que comprova que o município tenha uma situação diferenciada, ou que a região não computou algumas informações ou lançada de forma errada, para que seja feita a reconsideração na segunda-feira”, disse Eduardo Leite.
As medidas aplicadas pela alteração de bandeira entram em vigência a partir de terça-feira, 23.
Com Informações: Rádio Avenida FM.
https://www.radioavenida.com.br/post/erval-seco-entra-na-bandeira-vermelha-ap%C3%B3s-aumento-de-casos-de-covid-19-na-regi%C3%A3o
Imagem: RBS TV.