PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Erval Seco trabalha intensamente no combate contra a Dengue.

13 de março de 2020

Apesar de vários municípios da região já registrarem casos de dengue este ano, Erval Seco esta trabalhando para passar em branco nessa estatística, pois o trabalho não para, e o combate ao mosquito Aedes aegypti é uma das prioridades da secretaria municipal de Saúde.

O Aedes aegypti é um mosquito que tem em média 0,5 cm de comprimento, mas que ao picar o ser humano gera grandes problemas à saúde transmitindo doenças como a dengue, a zika, a chikungunya e até a febre amarela. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para os cuidados com o vetor.

O secretário da Saúde de Erval Seco, Sandro Graff, afirma que o trabalho de combate e prevenção à doença na cidade está sendo feito sem trégua, com arrastões de limpeza semanais e intensificação das ações diárias, com equipes de Agentes de Combate a Endemias nas ruas em campanhas de conscientização, treinamentos de equipes e visitação. Para Sandro “A melhor forma de se evitar a dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito é combater os focos, eliminando o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras”.
A Secretaria da Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e está trabalhando além do fluxo normal para combater a proliferação do mosquito e promovendo arrastões de limpeza na cidade.

 

As ações, desenvolvidas durante todo o ano pelas equipes de Agentes de Combate às Endemias, consistem em visitas diárias em residências, comércio e indústria, com trabalho de identificação de focos (água parada e objetos potenciais) positivos para proliferação do mosquito transmissor da doença, orientações à população e ações educativas em escolas.

 

Foram recolhidas também, por meio do serviço de Limpeza Urbana, toneladas de entulhos, e foram realizados diversos trabalhos na limpeza das chamadas bocas de lobo.

 

O Aedes aegypti prefere o ambiente úmido para colocar seus ovos, que podem sobreviver até 450 dias nesse local. Bastam alguns milímetros de água para eles eclodirem e, em uma semana, transformarem-se em mosquitos adultos. O ciclo de vida do mosquito é de 35 dias, mas o número de pessoas que ele pode infectar é ilimitado.

Vídeos Destaque

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco – 03 de Abril de 2020

Posted by Rádio Comunitária Nativa FM on Friday, April 3, 2020

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco – 03 de Abril de 2020

Ver mais
Skip to content