ENTREGA DA MEDALHA DA 55ª LEGISLATURA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS.
HOMENAGEM A JOSÉ JADRES RAMOS
Na terça-feira, 28 de junho, foi realizada, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do RS, a cerimônia de entrega da Medalha da 55ª Legislatura. A homenagem foi concedida a José Jadres Ramos pela sua atuação, ao longa da história, em prol da comunidade Ervalsequense e pela sua postura em defesa da democracia na época da ditadura.
Uma comitiva de Erval Seco formada por familiares, políticos, representantes de secretarias, lideranças e imprensa, acompanharam o evento em Porto Alegre.
JOSÉ JADRES RAMOS
Nascido em 02 de maio de 1934 em Manoel Viana/RS, filho de Otávio Ramos e Juracy Dornelles Ramos. No ano de 1960 casou-se com Odila Cardozo Ramos (in memoriam) com quem teve seis filhos, treze netos e seis bisnetos. Autodidata, leitor assíduo, apreciador de história e colecionador de artigos de cunho histórico, é procurado por estudantes, escolas e entidades para colaborar em suas pesquisas.
Fixou residência em Erval Seco desde os anos de 1960; atuou como funcionário público na Brigada Militar até exonerar-se em 1963 e passar a atuar como agricultor. Sua exoneração se deu pelo fato da ditadura tentar removê-lo de Erval Seco e sentindo-se perseguido, exonerou-se para permanecer na cidade. Participou ativamente do processo de emancipação de Erval Seco em 1964. Na sua trajetória na vida pública, ocupou vários cargos públicos de relevância, tendo sido candidato a prefeito; secretário municipal de várias pastas.
Nos dias atuais, com seus 88 anos de idade, continua um ardoroso trabalhista e defensor da democracia, dividindo o seu saber e seus conhecimentos com todos da comunidade e Erval Seco, o que nos motivou a prestar essa singela homenagem a uma brilhante história de vida.