PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

ESCOLA DO CAMPO – Escola Estadual Coronel Finzito passa a ser de Ensino Médio do Campo.

30 de novembro de 2020






No mês de maio de 2019 foi iniciado o pedido junto à Coordenadoria de Educação de Palmeira das Missões para a Escola Coronel Finzito transformar-se em Escola de Ensino Médio do Campo. Com o parecer positivo o processo começou a sair do papel. Conforme a diretora Carin Ahlert Castro a documentação começou a ser providenciada juntamente com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação Municipal, Câmara de Vereadores, Secretaria da Agricultura e de Obras, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Erval Seco, Macari Projetos Agrícolas, EMATER, Sicredi, Associação de Moradores da Coronel Finzito, Comunidades Religiosas entre outras. “No mês de agosto deste ano, o processo foi ao Conselho Estadual de Educação para estudo e, na última semana do mês de setembro, foi ao plenário e obteve a aprovação.”.

“Seremos a primeira Escola do Campo da 20ª Coordenadoria de Educação. Agora estamos trabalhando com o Projeto Político Pedagógico, regimento escolar, planos novos de estudo. Seremos uma escola diferente do que tem por aqui! É um projeto totalmente novo! Na semana passada saiu no Diário Oficial que agora somos Ensino Médio. Nosso escola é Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Finzito.”, relata feliz a diretora.

“A Escola Estadual Coronel Finzito com seu perfil inovador, acredita que é possível, transformar a realidade das localidades campesinas, através da educação, com vistas à diminuição do êxodo rural, através de competências com perspectivas de intervenções atuais, a fim de consolidar o pertencimento ao campo, a sucessão familiar, o protagonismo juvenil, o empreendedorismo, a cooperação e o cooperativismo, a geração de renda, a sustentabilidade ambiental e social nas pequenas propriedades rurais. Desta forma contempla todas as etapas da Educação Básica: Pré-Escolar A e B: articulado e vinculado junto à Secretaria Municipal de Educação; Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais e Ensino Médio do Campo. Desta forma se pretende uma educação de processo espiral que perpassa toda as etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), estabelecendo conexões e articulações de forma ativa, a fim de capacitar o aluno em toda sua jornada escolar, a vivenciar o meio rural e permanecer nele usufruindo de suas possibilidades, com qualidade de vida, sustentabilidade e rentabilidade.”, descreve a Carin Ahlert Castro.

O Ensino Médio do Campo contempla os Componentes Curriculares Bases, com carga horária normal: Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Biologia, Química,… etc, e o Itinerário Formativo, que tem como título: O campo e suas possibilidades, cujas disciplinas serão voltadas para as especificidades do campo: Projeto de Vida, Biodiversidade no Campo, Mercado e Produção Regional, Empreendedorismo, Gestão e Planejamento, Práticas nas propriedades agrícolas, Sucessão Familiar, Agroecologia, Tecnologia as Informação e Comunicação, entre outras. Todas essas disciplinas do Itinerário com o objetivo que o jovem compreenda os processos de formação e transformação do meio rural, seus desafios e perspectivas, agindo de forma proativa no desenvolvimento campesino, observando os aspectos sociais, ambientais, políticos e econômicos.

Agora o trabalho se concentra na divulgação da instituição junto aos meios de comunicação do município e região e da busca de alunos para dar início ao ano letivo de 2021. “Queremos que nossos jovens enxerguem possibilidade de ficar em suas propriedades. Trabalharemos para desmistificar a cultura que somente nas grandes cidade é bom de se morar ou crescer na vida profissionalmente. Enfatizar a associação familiar empreendendo, investindo e trabalhando em prol de nossa comunidade, gerando renda, sustentabilidade, laços com a família e ter qualidade de vida.”, completou a diretora.

As inscrições para garantir vagas estão abertas e podem ser feitas pelos telefones (55)999493194, (55)996979118 ou 3748-4010.

Reportagem e fotos: Douglas Schuller – Jornal O Especial

 

Vídeos Destaque

Informativo da Secretaria Municipal de Saúde.

Ver mais
Skip to content