
“O principal objetivo da BNCC é promover a igualdade e equidade da grade curricular brasileira, garantindo aos alunos acesso ao mesmo conteúdo em toda e qualquer escola do país, por meio da definição das aprendizagens essenciais em Educação Infantil e Ensino Fundamental.
As aprendizagens são organizadas em competências e habilidades, direcionando a formação integral de todos os estudantes. Com o estabelecimento das unidades temáticas, dos objetos de conhecimento e das habilidades a serem desenvolvidas, a Base Nacional Comum Curricular espera ser um instrumento de gestão que encaminhe a construção de propostas curriculares considerando e respeitando a diversidade cultural brasileira”.
O município de Erval Seco deverá construir o seu Referencial em Regime de território, envolvendo todos os professores da Rede Municipal e Estadual para juntos elaborarem o documento que irá nortear a educação no município, bem como reorganizar os documentos escolares, Projeto Político Pedagógico, Regimentos e Planos de Estudos das escolas.
Assim, para que o estudo seja aprofundado, a Secretaria Municipal de Educação elaborou um Cronograma de Estudo que iniciou no dia 28 de Maio e se estenderá até o dia 23 de Outubro de 2019, onde o referido documento deverá ser concluído.
No dia 28 de Maio aconteceu o primeiro encontro de formação na EMEI Mercilda Lutz Borella , onde a Professora Marlea Ramos Alves-UNDIME-RS fez uma reflexão sobre os principais pontos que a BNCC traz, também colocou sobre as mudanças ocorridas no sistema educacional ao longo dos anos, enfatizando que o trabalho do professor é fundamental para que as mudanças ocorram na sala de aula e que o aluno deve ser o objeto principal do trabalho do educador.
No dia 01 de Junho ocorreu o segundo encontro de formação da BNCC, momento em que se deu início a construção do documento “Política Educacional do município de Erval Seco”, que será a base para a construção e reorganização dos novos documentos escolares, devido às inúmeras mudanças ocorridas no Sistema Educacional.