A cada reunião do grupo de Governança regional, a seriedade do assunto Turismo cresce em torno de uma oportunidade que pode revolucionar a região. O turismo tem o potencial de atrair investimentos substanciais, gerar empregos, impulsionar receitas e aumentar a arrecadação de impostos, o setor turístico se estabelece como uma porta de entrada para o desenvolvimento econômico local e regional.
Diante dessa perspectiva, a intenção é levar essa governança a visitar todos os municípios da região consorciada, pois cada passo é meticulosamente planejado para proporcionar experiências enriquecedoras e trazer ideias aos gestores que estão a frente de seus municípios.
No encontro realizado em Erval Seco na ultima sexta-feira, 18 de agosto, foi realizado um café de boas vindas na Ervateira Cézar, onde o ponto alto do encontro colocou os participantes em contato direto com a essência da região: a produção da Erva-Mate. Logo após o café de boas vindas, os membros do grupo que estiveram presentes no encontro regional de turismo, tiveram a oportunidade de observar de perto todo o processo de industrialização e preparação da Erva-Mate, considerada um tesouro regional que conquista paladares e enriquece a cultura local.
O segundo momento do encontro foi a reunião da governança realizado na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de um grande publico local como ouvintes.
Foi compartilhado com o grupo uma linha do tempo do projeto de Desenvolvimento do Turismo Regional:
a. FASE I – Radar Turístico e Construção de Posicionamento Regional Águas & Pedras
b. FASE II – Elaboração dos Planos Municipais de Turismo e Fortalecimento da Governança
c. FASE III – Acompanhamento aos Planos Municipais de Turismo e Fortalecimento da Governança
d. FASE IV – Projeto com Pequenos Negócios e Fortalecimento da Governança
O grupo da governança regional que participou da reunião foi de 45 pessoas, de 14 municípios: Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Nonoai, Novo Tiradentes, Palmitinho, Planalto, Rodeio Bonito e Seberi e Taquaruçu do Sul mais Sicredi Conexão e Sebrae.
Após a reunião, o grupo se dirigiu até a Praça do Imigrante onde acontecia o evento maior do município, a Mateada, onde foi servido almoço aos participantes.