PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Horta Comunitária: No Bairro Lemes, o projeto envolve cerca de 50 famílias.

18 de janeiro de 2021

Eliminar terrenos baldios em áreas urbanas, produzir e fornecer hortaliças para o consumo de escolas e famílias e melhorar a qualidade da alimentação da comunidade são algumas das vantagens da implantação de hortas comunitárias nas cidades.

Instaladas em lotes vagos que muitas vezes são utilizados como depósitos de entulho e se transformam em focos de doenças, a produção das hortas comunitárias abastece famílias que moram perto destes terrenos. Na maioria dos casos, a produção é feita a partir dos princípios de agricultura orgânica.

Na região, uma iniciativa em Erval Seco se destaca. Trata-se da horta comunitária da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Lemes Mathias, no bairro Lemes, em funcionamento desde 2019. A iniciativa envolve cerca de 50 famílias.

– Desde o início, o projeto foi pensado e idealizado pelos professores, por meio de uma parceria entre a escola e a comunidade, a fim de trazer uma alimentação saudável aos familiares dos alunos e ainda incentivá-los a cultivar uma horta individual em suas residências –, explica a diretora da instituição, Clarisse de Avila Strücker da Silva.

A partir da implantação foram realizadas duas colheitas, quando os alunos e seus familiares colheram as hortaliças que iriam consumir. No espaço são cultivados alface, repolho, beterraba, pimentão, tomate, tempero verde, mandioca e milho.

Incentivo

A iniciativa positiva obteve um reforço importante. O projeto foi selecionado para ser contemplado com recursos na ordem de R$ 4 mil, do Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. “O valor do projeto foi investido para adubar a área de terra, aquisição de barras de ferro, palanques e tela sombrite para a construção de uma cobertura de canteiros, aquisição e instalação de encanamento e caixa d’água para irrigação, ferramentas para o cultivo, galpão, mudas e sementes das hortaliças”, detalha a diretora.

Relevância

A diretora Clarisse destaca a relevância do projeto para a comunidade do bairro Lemes. “Além de demonstrar a importância de uma alimentação saudável, trouxe a possibilidade das famílias construírem suas hortas em suas residências. Em 2020 pretendíamos trabalhar mais unidos e cooperados. Não foi possível nem reunir muitas pessoas para trabalhar, mas se Deus quiser, em breve, poderemos reunir um grupo maior”, frisou.

Idealizadores do projeto

Professores Ariano, Clarisse, Genesi, Sandra, Simone e Vanilda que, mesmo com a pandemia, demonstraram seu amor pela escola, dando seguimento ao projeto

Por: Márcia Sarmento/Folha do Noroeste

Vídeos Destaque

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco do dia 28 de maio de 2021.

Ver mais
Skip to content