PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Hospital de Caridade esta em seu limite de atendimento.

8 de março de 2021

Nesses dias que assombram nossa cidade devido ao grande número de munícipes infectados com o Covid-19, avaliamos ainda mais a “CONDIÇÃO DE SAÚDE QUE VIVE NOSSA CASA HOSPITALAR”, de como anda o caixa do nosso hospital, se os repasses do estado estão em dia, pois é assim que são cumpridas as obrigações salariais dos funcionários. 

O Hospital de Caridade de Erval Seco, é UMA CASA HOSPITALAR PRIVADA registrada como ASSOCIACAO HOSPITALAR DE ERVAL SECO, é um hospital que a muitos anos vem cuidando dos munícipes de Erval Seco e Dois Irmãos das Missões, mas que aos poucos vem perdendo forças, a medida em que as regras sanitárias foram mudando, praticamente ficou insustentável o seu funcionamento, que hoje em dia serve de apoio, mais precisamente com regras de UPAs(Unidade de Pronto Atendimento), onde é vedada a internação de pacientes.

Hoje o Hospital se encontra cadastrado na secretaria de Atenção à Saúde como PRONTO ATENDIMENTO GERAL, mas neste momento de pandemia atende como se fosse um hospital de campanha. Hospitais de campanha são estruturas temporárias empregadas em situações de emergência em saúde pública, como a pandemia causada pelo novo coronavírus. 

A estrutura, tanto a física como a de profissionais, tem a capacidade de atendimento de 15 leitos. Sendo eles para demanda espontânea ou COVID, para exemplificar o quanto a situação é delicada, temos hoje 10 pessoas internadas em decorrência da Covid – 19 e sem previsão de conseguir transferência para pacientes um tanto mais graves.

Nosso Hospital sobrevive praticamente com doação e injeção de recursos municipais. Um grupo de pessoas da cidade realizou uma campanha para a arrecadação de fundos e alimentos nessa última semana, e também para garantir oxigênio a quem precisa. A aproximadamente um mês atrás a Administração Municipal em parceria com a Câmara de Vereadores realizou uma doação de 45 mil reais para a casa de saúde ter um fôlego na questão financeira. 

De acordo com a Enfermeira Suelen Franzmann, o momento de pandemia causada pela Covid – 19, é complicado, “No momento não estamos conseguindo transferências, estávamos à 8 dias aguardando leitos via regulação GERINT que são leitos do Estado e em nossa referência em Tenente Portela, mas não obtivemos sucesso, e hoje felizmente conseguimos uma vaga para um paciente. Podemos assim dizer, que estamos vivendo um colapso do sistema de saúde”!

Para evitarmos mais infecções em nosso município, a administração municipal pede para que as pessoas só saiam de casa em extrema urgência, para evitar a propagação do vírus, e se precisar sair de casa, use máscara de maneira correta e abuse do álcool nas mãos a cada contato com pessoas ou objetos.

 

Vídeos Destaque

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco do dia 17-09-2021.

Ver mais
Skip to content