Índice de infestação do mosquito Aedes aegypti preocupa em Erval Seco

5 de fevereiro de 2020

O Fiscal Sanitário do município de Erval Seco, Diego Priebe, divulgou um levantamento realizado no município sobre a presença do mosquito aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya), de acordo com Priebe os resultados preocupam muito, pois apresentam resultados negativos para nossa cidade, e deixa um alerta para que os munícipes cuidem das suas casas e terrenos no quesito de não deixar em hipótese alguma agua parada.
Segundo o Levantamento de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) de 10 amostras coletadas, 9 foram situações de falta de cuidado (caixas coletoras de água da chuva, baldes, vasos de flores, potes, pneus velhos e lixo acumulado) e somente uma foi em um depósito fixo, que torna mais difícil o combate ao mosquito.
O levantamento foi realizado de 13 a 17 de janeiro e apontou um índice de infestação muito elevado, com isso a probabilidade de ocorrer um surto de dengue no município é alto, afirmou Diego Priebe.
O levantamento ocorreu em 219 residências do centro da cidade até os bairros e distritos onde foi constatado a presença do mosquito. O monitoramento ainda apontou que o grande vilão são as caixas de água que permanecem sem tampas ou que possuem algum furo, local onde o mosquito entra e se prolifera.
Alertamos a população em geral para que tome cuidado e revise sua casa e seu pátio, para não dar chances ao mosquito se proliferar, cada um fazendo a sua parte vamos acabar com esse problema.

Foto: Diego Priebe
Legenda da Foto: Agentes de combate a endemias, eles que tem o trabalho de visitação nas casas.

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco do dia 27 de março de 2020