PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

INTERESSADOS EM REALIZAR O PROJETO DE COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS PODEM ADQUIRIR A BOMBA NA SECRETARIA DA AGRICULTURA

4 de fevereiro de 2021



O Projeto de Compostagem do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, o Cigres em parceria com os Municípios e Emater tem como objetivo conscientizar os 31 municípios abrangidos pelo Consórcio sobre a importância do destino correto dos resíduos sólidos domésticos produzidos pelos municípios consorciados ao Cigres.


O Projeto visa fazer com que o consórcio receba cada vez menos a fração orgânica do resíduo sólido urbano, como cascas, restos e resíduos de alimentos, as composteiras deverão ser instaladas em localidades a fim de colocar em prática o objetivo do projeto.


Precisamos criar na população uma consciência de separação do lixo e principalmente que o resíduo orgânico pode ser aproveitado e não precisa chegar ao Cigres. Temos uma realidade regional onde a maioria das residências tem pátio, tem horta, jardins, por que não aproveitarmos todo esse material? Além de adubar o solo, teríamos redução no transporte de resíduos, o material reciclável chegaria em melhores condições no consórcio e consequentemente seria mais bem aproveitado, o que levaria o Cigres a arrecadar mais, reduzindo as taxas pagas pela comunidade para a coleta seletiva.


O primeiro passo do projeto a se desenvolver no município é a compra e a disponibilização de bombas de 30 e 50 litros em material de polietileno com tampa rosca na parte superior para evitar que animais entrem em contato com o lixo orgânico e que o mesmo gere odor, o próximo passo é que cada munícipe adquira a sua bomba e realize o processo de compostagem de seus resíduos orgânicos em sua própria residência.


A municipalidade já adquiriu um número (X) de bombas ao valor de R$ 35,00 Reais a unidade com a intenção de revendê-las a comunidade pelo mesmo valor da aquisição com a intenção de agilizar e de colocar as bombas a disposição da comunidade em geral.

 

Vídeos Destaque

https://youtu.be/7vFk3G0LGx0

Informativo da Secretaria Municipal de Saúde.

Ver mais
Skip to content