PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Lideranças se mobilizam para reconstrução de ponte sobre o rio Guarita

25 de setembro de 2019

Com a participação dos prefeitos de Dois Irmãos das Missões, Denis Bridi; de Erval Seco, Leonir Koche, do vice-prefeito de Redentora, Jaime Jung; do vice-prefeito de Palmeira das Missões, Lúcio Borges, e do presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, foi realizada, no dia 13, uma reunião na 17ª superintendência regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), de Palmeira das Missões.

Na ocasião, as lideranças da região se reuniram com o superintendente do Daer, Carlos André Fagundes Guarche, e o assessor do senador Luis Carlos Heinze, Renato Gemelli Bonadiman, para tratarem da importância da reconstrução da ponte sobre o rio Guarita, na ERS-330, para ligação de duas regiões importantes pertencentes à Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e à Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro). Também participaram do encontro vereadores dos municípios, empresários e agricultores, representados pelos produtores, Fidêncio Fábio Fábris e Fernando Rigon.

A iniciativa da reunião partiu do senador Heinze, que no ano de 2018, ainda quando era deputado, destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para o município de Dois Irmãos das Missões, com objetivo de recuperar a ponte. Porém, considerando que a estrada é estadual e que precisaria um longo prazo para elaboração e aprovação de projetos e, para não se perder o recurso, trocou-se o objeto, para aquisição de um caminhão-caçamba, que em breve será entregue ao município.

Situação precária da ponte prejudica desenvolvimento econômico da região

Durante a reunião foi destacada a precária situação em que se encontra a ponte e os sérios riscos que sua travessia impõe para qualquer tipo de veículo e, da limitação de no máximo 10 toneladas de peso.

A dificuldade de travessia na ponte também tem prejudicado significativamente o desenvolvimento econômico da região. No setor do agronegócio, os produtores rurais não conseguem transitar com caminhões, plantadeiras, colheitadeiras e outras máquinas. As atividades de avicultura, suinocultura e leite também são bastante prejudicadas no transporte de ração dos animais e dos produtos para frigoríficos e laticínios da região. Como exemplo, foi citado o Frigorífico Mais Frango, de Miraguaí, e o frigorífico de suínos JBS em Seberi, que têm dificuldades de expandir integrados na região, devido impossibilidade de transitar na ponte.

Distâncias entre os municípios dobram sem a utilização da ponte.

A tabela, a seguir, demonstra a diferença da distância da sede de alguns municípios, com e sem a utilização da ponte.

Encaminhamentos

– Diante das dificuldades financeiras do Estado, o superintendente do Daer propôs a realização de um Termo de Cooperação com os municípios para execução da obra, sendo providenciados ainda, nesta semana, os encaminhamentos necessários;

– Revisão e atualização de valores de um projeto alternativo, já existente, para reconstrução da ponte, com previsão de 45 metros de extensão, por sete metros de largura;

– Busca de recursos, através de emendas parlamentares e investimento com recursos próprios dos municípios para execução da obra;

– Parceria público/privada, com a participação de agricultores, empresas e cooperativas, na busca de recursos suficientes para realização da obra.

Fonte e foto: O AU

Postado por Marcia Bauer/ Rádio Nativa FM em www.ervalseco.com

Vídeos Destaque

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco do dia 27 de março de 2020

Posted by Prefeitura de Erval Seco on Friday, March 27, 2020

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco do dia 27 de março de 2020

Ver mais
Skip to content