Novembro Azul é uma campanha mundial que tem como objetivo a conscientização da população masculina quanto à realização de exames periódicos para possível identificação do câncer de próstata e outras doenças.
Ela tem como base os dados que comprovam que é baixo o número de homens que buscam por ajuda médica quando passam por algum problema de saúde e, especialmente, que ainda é muito grande o preconceito com a realização de alguns exames.
Pensando na saúde masculina e dedicada ao “Novembro Azul” a secretaria Municipal de Saúde de Erval Seco, implanta o Dia D da coleta do PSA, onde fará exames gratuitos em homens com 55 anos ou mais. O Dia D acontece no sábado dia 20 de novembro na Praça do Imigrante, no horário das 08:00 as 11:00 horas da manhã.
A sigla PSA vem de Prostate-Specific Antigens, ou, Antígenos específicos da Próstata, em sua tradução livre. Esses antígenos são moléculas produzidas pela próstata.
Quando um homem apresenta um quadro de câncer de próstata, a produção desses antígenos é alterada. Por isso, o exame PSA mede a concentração dessas partículas na corrente sanguínea, conseguindo identificar essa e outras doenças.
Geralmente, o PSA é solicitado pelo médico logo no início das investigações de um possível problema, seja o câncer de próstata ou hiperplasia prostática benigna e prostatite, por exemplo. Exames como o de toque retal são complementares para o diagnóstico.
O teste é feito por meio da coleta de uma amostra de sangue do paciente, que posteriormente é enviada para a análise de um laboratório.
De modo geral, os médicos solicitam a medição de PSA total, mas existe a possibilidade de solicitar a medição de PSA livre, que seria a quantidade que não está ligada a proteínas. Isso para casos onde os resultados apresentem alguma alteração.
Um PSA normal está em até 2,5ng/ml. Caso varie entre 2 e 10ng/ml, o médico pode vir a solicitar a realização do exame fracionado, de forma a fazer uma verificação mais profunda do caso.
É importante ressaltar que, embora esses sejam os números médios, a avaliação do resultado é sempre individualizada. Considerando, principalmente, que a taxa de PSA do organismo pode sofrer alterações naturais, de acordo com a idade.
• Em comparação com as mulheres, o número de homens que realizam consultas preventivas é pelo menos 30% menor. Sem a realização de exames de prevenção, a maioria dos pacientes acaba buscando por auxílio médico quando a doença já está em estágio avançado;
• O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para aumentar as chances de cura;
• O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens. A OMS (Organização Mundial da Saúde) registrou, apenas no ano de 2018, mais de 1,28 milhão de casos no mundo;
• O exame é prático de se fazer e consegue identificar sinais de problemas graves;
• Para quem tem histórico de câncer de próstata na família, é de extrema importância realizá-lo periodicamente;
• Pode parecer simples, mas os testes de PSA podem salvar vidas. Portanto, não deixe de fazer.