PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em tempos de pandemia.

6 de junho de 2020


O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Em nosso município o núcleo é composto por uma equipe multiprofissional que atua de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF), na atenção primária da população. Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares; permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

A composição do NASF do nosso município é com posto por: Aline Bueno da Silva – Psicóloga, Cassiane de Ávila – Nutricionista, Ana Júlia Piffer- Nutricionista, Luis Eduardo Durigon – fisioterapeuta, Neusa Manfio Liberalesso – artesã, Elton Antônio Martins de Castro – Educador Físico.

Essa equipe que sempre esteve comprometida com a saúde dos nossos munícipes com projetos e atividades diferenciadas, agora em tempos de pandemia vive novos desafios, pois como não acontecem mais os grupos de mulheres artesãs, os grupos de educação física e outros encontros, essa equipe trabalha um pouco diferente, auxiliando a população sempre que pode.

Acompanhe agora o trabalho desempenhado por cada profissional, nessa época de pandemia:

Aline Bueno da Silva – Psicóloga: Por entender que este cenário provoca uma série de implicações emocionais e sociais, informamos que os atendimentos psicológicos estão ocorrendo de maneira presencial para pacientes com demanda em urgência/emergência, e os demais casos estão possuindo suporte através de contato telefônico – 3748 -1136. Fique atento aos seus sentimentos, precisando estamos aqui, há profissionais e serviços disponíveis mesmo à distância.

“Como podemos perceber uma pandemia como essa, gera um certo pânico, medo, incertezas com o futuro, mudanças no nosso ritmo de vida tanto pessoal quanto profissional, isolamento social entre outros. Percebemos o ritmo constante de informações que não param de chegar pelos noticiários e outras diversas fontes, embora seja necessário, também contribui para deixar as pessoas em estado de alerta incessante e com a sensação de incerteza e medo. O que podemos fazer é tentar viver de uma maneira saudável, refletindo sobre os aprendizados que podemos ter com toda essa triste realidade” – esclarece Aline.

Cassiane de Ávila e Ana Júlia Piffer- Nutricionistas: O nosso estilo de vida interfere diretamente em nossa saúde e consequentemente em nossa imunidade. Quanto mais saudável for, mais fácil de afastar doenças e gripes.

O nutricionista atua em diversas situações. Existem indivíduos sadios e em risco de contaminação, em que se recomenda alimentos ricos em nutrientes e com reduzidos valores de gorduras saturadas. Visto que, o sobrepeso pode ser um agravante à doença. Outro ponto, são os indivíduos identificados com possíveis sintomas e que estão em isolamento domiciliar, é importante uma dieta rica em líquido (chás e sopas, por exemplo). Entretanto, aspectos mórbidos precisam ser avaliados nesses casos. Além disso, os nutricionistas nas unidades de saúde estão empenhados em ofertar o melhor cardápio possível, sendo necessário também o conhecimento do quadro respiratório do paciente, para definição da consistência das refeições.

Segue alguns alimentos que auxiliam nesse processo de imunização:

Frutas cítricas; Vegetais verde-escuros; Carnes; Alho; Cebola; Beterraba; Gengibre; Iogurte natural; castanhas, cada um desses alimentos possui propriedades que podem auxiliar em uma vida mais saudável.

Neusa Manfio Liberalesso – artesã e Elton Antônio Martins de Castro – Educador Físico, eles realizam trabalhos em grupos, mas como no momento as reuniões foram suspensas, estão auxiliando os demais profissionais nos afazeres e trabalham na confecção de máscaras de proteção e tapetes que vem sendo usados nos postos de saúde.

Conforme o Educador Físico Elton “Exercícios físicos ajudam a colocar seu corpo em forma, proporcionam uma melhor saúde, além de fornecer mais energia e uma melhora na autoestima, também é comprovado que as atividades e exercícios físicos contribuem para uma melhora na saúde mental, auxiliam no controle do diabetes, triglicerídeos e ajuda no combate a depressão”.

Dicas de atividades para realizar em casa
– Alongamentos.
– Caminhadas ao ar livre.
– No caso de possuir aparelhos de ginástica em casa realizar a higienização com álcool.
– Caso necessitar de uma orientação particular é só me procurar.
– Através da secretaria da saúde existe um programa de atividade física nas comunidades e na cidade semanalmente onde todos estão convidados a participar dede que liberados pelo seu médico.

Luis Eduardo Durigon – fisioterapeuta: Muitas pessoas não sabem, mas os fisioterapeutas têm papel importantíssimo no combate ao novo coronavírus. De acordo com Luis Eduardo, “claro que não é nosso caso aqui, graças a Deus, mas a fisioterapia faz parte da equipe multidisciplinar prestando assistência ao paciente grave com intubação, ventilação mecânica e mudanças de decúbito, até condutas de terapia para remoção de secreção brônquica e melhora da função respiratória”.

Além das técnicas da chamada fisioterapia respiratória que tem como objetivo à recuperação das disfunções, o profissional atua na Unidade de Terapia Intensiva dos hospitais, e também tem papel relevante tanto na prevenção quanto no cuidado ao paciente com o Covid-19, pois a melhor arma de combate ao novo coronavírus ainda é a prevenção. “Em relação à atenção primária, o fisioterapeuta deve orientar à população sobre as regras de etiquetas de tosse lavagens das mãos com água e sabão e o uso do álcool em gel a 70%. O profissional deve orientar à sociedade para a prática regular de atividade física e hábitos saudáveis de sono” – salientou Luis Eduardo.

“Em nome da administração municipal quero agradecer o empenho e o esforço conjunto de todos os profissionais do NASF neste momento de COVID-19, referente às ações de orientações, de prevenção e readequação em seu modo de trabalho, pois alguns desses trabalhos são desenvolvidos em grupos, e nesse momento de pandemia esses profissionais tiveram que se reinventar e trabalhar diferente”, salientou o Secretario Ederson Wink.

 

Vídeos Destaque

Informativo da Secretaria Municipal de Saúde.

Ver mais
Skip to content