
É importante Amamentar porque:
O leite materno é o alimento ideal para o bebê até os 06 meses de vida, pois possui todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, se for exclusivo dispensa água ou qualquer outro líquido.
O ministério da Saúde preconiza leite materno exclusivo até 06 meses em livre demanda, a partir disso pode –se iniciar a introdução alimentar e a amamentação torna-se suplemento recomendado até os 02 anos ou mais.
Reduz as chances de desenvolver obesidade ao longo da vida.
O leite materno é seguro, prático e está sempre nas condições adequadas para o consumo da criança.
Amamentar auxilia na perda de peso da mãe.
As crianças que mamam no peito têm menos diarreias, doenças respiratórias, infecciosas e tem seu sistema imune aumentado.
O leite de peito protege a criança também contra alergias, asma e diabetes.
É mais fácil para a criança fazer a digestão com o leite materno.
Efeito positivo na inteligência.
Amamentar é bom também para a saúde da mãe: protege contra o câncer de mama e de ovário.
Amamentar é uma forma de dar saúde, carinho e proteção ao bebê.
Amamentação é uma forma especial de comunicação entre a mãe e o bebê. Ao ser amamentada, a criança aprende muito cedo a se comunicar com afeto e confiança.
Melhora a qualidade de vida das famílias, uma vez que as crianças amamentadas adoecem menos, necessitam de menos atendimento médico, hospitalizações e medicamentos, o que pode implicar menos faltas ao trabalho dos pais, bem como menos gastos e situações estressantes. Além disso, quando a amamentação é bem sucedida, mães e crianças podem estar mais felizes, com repercussão nas relações familiares e, consequentemente, na qualidade de vida dessas famílias.
Nutricionista Cassiane de Avila: