Na manhã desta terça feira dia 28, o prefeito de Erval Seco Leonir Koche assinou o decreto nº 30/2019 que declara Erval Seco em SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. A justificativa para a medida foi a forte enxurrada que ocorreu na sexta feira dia 24 de maio com volume estimado de 130 milímetros somente no periodo da manhã, mas se incluir o volume de chuva da noite de quinta mais o volume de sexta de manhã chega a 170 Milimetros em menos de 12 horas. A forte chuva causou um grande alagamento na cidade resultando em sérios prejuízos a cerca de 100 famílias. No interior estradas foram danificadas, no setor agrícola e pecuário foram registradas grandes perdas. O objetivo do decreto é sensibilizar o estado através da DEFESA CIVIL para que envie ao município “kits” de ajuda Humanitária e também solicitar recursos para ajudar as famílias.
O prefeito Leonir Koche afirmou que todas as Secretarias estão mobilizadas para prestar assistência a população e uma comissão está apurando os danos para quantificar os prejuízos.
O município instalou um centro de recebimento de doações junto ao salão da terceira idade que funciona em horário de expediente recebendo todos os tipos de donativos, a Secretária da Assistência Social Patrícia Manfio da Rosa que coordena as atividades de assistência aos flagelados pela enchente afirma que a prioridade são alimentos e materiais de limpeza, também colchões, cobertores e eletrodomésticos. Além do salão da terceira idade as doações podem ser feitas junto aos supermercados da cidade em caixas identificadas.
Maiores informações podem ser obtidas junto a Secretria da Asssitência Social.
imagem: Maicon Ferreira/ Rádio Avenida