PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Prefeito em exercício Vilmar Farias participou da reunião da Arca.

25 de agosto de 2021

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO REGIONAL DOS CRIADORES DE ABELHA (ARCA) DE ERVAL SECO ABRE DEBATE SOBRE O USO INDEVIDO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS E A PRESERVAÇÃO DAS COLMEIAS DO MUNICÍPIO BEM COMO DAS SEMENTES DAS ABELHAS EXISTENTES NA NATUREZA.


Na tarde desta terça – feira, dia 24 de agosto no auditório da Câmara Municipal de Vereadores do Município de Erval Seco, foi realizada uma reunião promovida pelos representantes dos criadores de abelhas do nosso município, para discutir assuntos de extrema importância para a saúde pública e a economia regional. A reunião se fez necessária para juntos tentar encontrar uma solução para a morte de centenas de abelhas ocorrida no início mês de agosto registrada por apicultores do município. Sendo que o senhor Elton Weirich foi um dos apicultores que teve uma perda considerável de suas colmeias.


A reunião contou com a participação do prefeito em exercício senhor Vilmar Farias, secretários municipais, representante do Poder Legislativo do município, representantes de diversas entidades ligadas ao meio ambiente, Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Representante do Movimento dos Pequenos Agricultores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativas, Técnicos agrícolas, veterinários, Agrônomos, EMATER, PATRAN, Responsável pela Inspetoria Veterinária do município, e representantes das demais entidades convidadas.


Inicialmente, o senhor Elton Weirich, fez diversos esclarecimentos sobre a atividades da apicultura e sua importância tanto para a produção do mel como para a natureza, mostrado registros da mortalidade das abelhas, e a preocupação com o uso indevido de agrotóxicos nas proximidades das colmeias e com o futuro da indústria e da produção do mel no município.


Após foi aberto um debate com os presentes, conduzido pelo professor Ari Koch, houve o depoimento de pequenos apicultores que também perderam suas colmeias no mesmo período. Após diversas manifestações, surgiu a ideia de se criar uma cartilha com orientações quanto ao uso correto de agrotóxicos para a preservação das abelhas e do meio ambiente como um todo. Aceita a sugestão, foi escolhida uma comissão formada por representantes de diversas entidades para a confecção da referida cartilha. Todos os assuntos tratados ficou registrado em Ata que foi lida aos presentes no final da reunião.

Fonte: Radio Nativa FM.


Foto encaminhada pelo jornalista Maicon Silva.

 

Vídeos Destaque

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco do dia 26 – 11 – 2021.

Ver mais
Skip to content