Secretaria da Administração realiza momento de reflexão com o Psicólogo Kenny Teschiedel sobre o setembro amarelo.

16 de setembro de 2022

A Secretaria Municipal da Administração, juntamente com as pastas do Planejamento e Fazenda realizou com os seus colaboradores uma conversa sobre o setembro amarelo, onde o Psicólogo Kenny Teschiedel trouxe uma pequena dinâmica onde demonstrou a importância de a gente reparar no colega, se ele esta bem e oferecer sempre ajuda necessária, também o psicólogo falou sobre a importância da prevenção do suicídio.

Kenny também falou do CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone 188 e chat 24 horas todos os dias.

Aqui em nosso município também contamos com profissionais na área da saúde sempre dispostos a auxiliar para quem se sente com problemas emocionais ou com depressão.

Setembro Amarelo 2022: a vida é a melhor escolha!

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando no suicídio e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ERVAL SECO DO DIA 16 – 09 – 2022