Diante do crescente desenvolvimento da suinocultura observada em nosso município, a Administração Municipal através da Secretaria da Agricultura trabalha focada em atender a demanda dos agricultores tanto na hora da construção das pocilgas, oferecendo serviços de terraplanagem e na hora da limpeza dos reservatórios de dejetos.
A Secretaria da Agricultura conta com um Caminhão esterqueiro que faz parte do programa de transporte e distribuição de dejetos suínos, que realiza o transporte dos dejetos entre as propriedades.
Está sendo cada vez mais comum produtores de grãos e bacia leiteira aderir a adubação com os dejetos suínos, já que os custos com fertilizantes minerais têm aumentado consideravelmente nas últimas décadas, nesse cenário a adubação orgânica vem sendo uma alternativa para diminuir custos e manter ou até mesmo aumentar as produtividades das culturas agrícolas.
Os dejetos de suínos em função de suas características químicas, tem um alto potencial fertilizante e quando utilizado na dosagem correta, este resíduo da atividade suinícola pode proporcionar a diminuição total ou parcial da utilização de fertilizantes químicos, tendo como finalidade reduzir custos ao produtor.
Essa alternativa tem por objetivo transformar o dejeto suíno, de passivo ambiental em ativo financeiro, proporcionando geração de renda sem danos ao meio-ambiente. Contudo a utilização deste composto como fertilizante mostra-se uma forma eficaz e viável no que diz respeito à sua utilização nas áreas agrícolas.