PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Secretaria da Agricultura de Erval Seco apresenta alternativa para a substituição de ureia por dejetos suínos.

19 de fevereiro de 2021

Diante do crescente desenvolvimento da suinocultura observada em nosso município, a Administração Municipal através da Secretaria da Agricultura trabalha focada em atender a demanda dos agricultores tanto na hora da construção das pocilgas, oferecendo serviços de terraplanagem e na hora da limpeza dos reservatórios de dejetos.

A Secretaria da Agricultura conta com um Caminhão esterqueiro que faz parte do programa de transporte e distribuição de dejetos suínos, que realiza o transporte dos dejetos entre as propriedades. 

Está sendo cada vez mais comum produtores de grãos e bacia leiteira aderir a adubação com os dejetos suínos, já que os custos com fertilizantes minerais têm aumentado consideravelmente nas últimas décadas, nesse cenário a adubação orgânica vem sendo uma alternativa para diminuir custos e manter ou até mesmo aumentar as produtividades das culturas agrícolas.

Os dejetos de suínos em função de suas características químicas, tem um alto potencial fertilizante e quando utilizado na dosagem correta, este resíduo da atividade suinícola pode proporcionar a diminuição total ou parcial da utilização de fertilizantes químicos, tendo como finalidade reduzir custos ao produtor. 

Essa alternativa tem por objetivo transformar o dejeto suíno, de passivo ambiental em ativo financeiro, proporcionando geração de renda sem danos ao meio-ambiente. Contudo a utilização deste composto como fertilizante mostra-se uma forma eficaz e viável no que diz respeito à sua utilização nas áreas agrícolas.

Vídeos Destaque

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco do dia 05-03-2021.

Ver mais
Skip to content