Secretaria da Agricultura participa do 45º dia Estadual do porco.
Com o objetivo de evidenciar ainda mais a suinocultura na nossa região e estado, aconteceu na cidade de Frederico Westphalen a 45ª edição do Dia Estadual do Porco, onde reuniu mais de 800 pessoas, entre elas autoridades regionais e estaduais como o governador do estado Eduardo Leite e também diversos suinocultores de todo estado.
Da cidade de Erval Seco, participaram o secretario municipal da agricultura Alessandro Klaesener, o senhor Volnei Kunz que é produtor de suínos em nosso município e também o representante da EMATER de Erval Seco, o senhor Dieter Windmoller.
O evento acontece na sexta-feira, dia 9 de agosto na cidade de Frederico Westphalen, e lotou o Salão de Atos da URI-FW, foi promovido pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) em parceria com a Administração Municipal de Frederico Westphalen.
A solenidade oficial de abertura reuniu representantes regionais e estaduais, ligados ao setor suinícola, e contou com a presença do Governador do estado Eduardo Leite, que ressaltou os investimentos do Estado no setor primário e na suinocultura.
– A produção primária é muito relevante, tanto para Frederico Westphalen quanto para a metade norte do Estado, gerando renda e oportunidades. O setor vive um bom momento, com um grande aumento de exportação, por isso, devemos criar investimentos para mantermos um bom aproveitamento. O governo do Estado está trabalhando para garantir os investimentos em infraestrutura, a desburocratização e a redução de custos tributários, para assim, melhorarmos a condição de competitividade.
O Presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador, salientou a relevância do setor na economia.
– A cadeia produtiva da suinocultura é muito importante e tem uma responsabilidade muito grande para a geração de emprego e renda. Em todo o estado, o setor suinícola tem uma importância fundamental na base da economia, proporcionando um retorno de renda fantástico – destacou.
Durante a programação do 45º Dia Estadual do Porco também foram realizadas duas palestras. O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, discutiu a respeito dos “Desafios da proteína animal: cenários e perspectivas”. Além disso, o economista e pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Thiago Carvalho ministrou sobre “O mercado de grãos e a produtividade suinícola”. Um almoço à base de carne suína, realizado no Salão Paroquial da Capela do Bairro Aparecida, encerrou a programação.
Fotos: Alessandro Klaesener