PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Tartaruga ferida é resgatada em Erval Seco.

2 de fevereiro de 2021

Um fato atípico aconteceu nesta segunda-feira, dia 01 de fevereiro, em nosso município, trata-se do resgate de uma tartaruga no centro da nossa cidade.

Ela estava machucada, e conforme relato de pessoas que estavam pela praça, a tartaruga aparentemente foi deixada por alguém no chafariz da cidade, mas ela saiu e foi para rua, onde possivelmente um automóvel passou por cima da mesma, ocasionando fratura no seu casco.

Conforme relato da funcionária municipal Sandra Dalla Valle, profissional responsável pelo setor ambiental do município, ela recebeu uma ligação: “O senhor Elmir Belam me ligou de manhã, pedindo ajuda para socorrer a tartaruga, pois alguém deixou ela na água do chafariz da praça, porém ela saía para o asfalto, então conversei com o professor Olavo Cadore, nosso fiscal ambiental, e ele chamou seu filho Gustavo, que é Médico Veterinário o qual prontamente se propôs a ajudar, então o Gustavo usou resina para colar o casco que já estava cicatrizando, segundo o Gustavo, a referida tartaruga deve ter entre 5 e 8 anos”.

De acordo com o médico Veterinário Gustavo Cadore, “A princípio a tartaruga irá recuperar-se, já o material adequado seria uma resina específica para esta finalidade, mas acabamos usando uma resina improvisada para realocar e restituir as áreas lesadas, sabemos que com o passar do tempo, acabará saindo, porém dará o tempo para a consolidação do casco”.

Conforme Gustavo, o habitat natural desse animal é local de água doce, podendo ser rios ou açudes, sendo que este é um animal onívoro, ou seja, alimenta-se com todos os tipos de alimentos. Essa tartaruga foi deixada em propriedade com um açude, onde já existem outros animais da mesma espécie.

 

Fotos: Sandra Dalla Valle

Vídeos Destaque

Informativo da Secretaria Municipal de Saúde.

Ver mais
Skip to content