PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Turismo regional ganha reforço com a criação da ATAP – Associação visa fortalecer ainda mais o turismo na região do Médio Alto Uruguai

29 de abril de 2022

 

Com os protocolos sanitários mais flexíveis em função da diminuição dos casos de Covid-19, o turismo regional retorna com entusiasmo as atividades. No Norte gaúcho, este novo momento para o setor for marcado pela criação da Associação de Turismo Águas e Pedras do Médio Alto Uruguai (ATAP), na quinta-feira, dia 28.

Em assembleia, realizada no Auditório da URI/FW, a Comissão Pró-Associação, composta por secretários, entidades e empresários envolvidos no setor, apresentaram o Estatuto Social ao público formado por diversas lideranças regionais, que foi aprovado de forma unânime. Conforme o coordenador do Fórum Regional de Turismo Águas e Pedras, professor Alberto Freo, a Associação é de interesse público e fins não econômicos.

– Entre os objetivos da ATAP está a congregação de órgãos de turismo e cultura, à agricultura, à mineração, à economia solidária, à qualificação profissional, à educação, ao combate da fome e à pobreza e ao meio ambiente, serviços, entidades e instituições de abrangência da Região do Médio Alto Uruguai voltados direta ou indiretamente aos fins almejados pela mesma – ressalta Freo.

Ainda durante o encontro, foi realizada a eleição e posse dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal. Na ocasião, foi apresentada uma única chapa para votação, composta por presidente Alcindo Zilch; vice-presidente Antonio Vilson Bernardi; primeiro-secretário Alessandro Molossi; segunda-secretária Marcia Faccin; primeiro-tesoureiro Gunter Ianssen e segundo-tesoureiro Fabio dos Santos. O Conselho Fiscal: Luis Renato Dallosto; Marcia Bernardi e Renato Tressi. Como suplentes do Conselho Fiscal: Rodrigo Antonio Castelli; Rejane Cadena de Assunção e Vanderlei Antunes Pinto. A chapa foi eleita de forma unânime pelo público presente e assume como a primeira gestão da ATAP.

Segundo o presidente eleito da ATAP, Alcindo Zilch, a região tem um potencial muito grande para o turismo, mas precisa se organizar ainda mais para divulgar e fortalecer seus roteiros e atrações, sendo a Associação uma forma de fomentar este anseio.

– Aceitei o desafio de presidir essa Associação, pois estou atualmente na função de secretário de Turismo de Ametista do Sul, sou empresário do setor e fui fundador e presidente da Associação de Turismo de Ametista do Sul [ADTA] por dois mandatos. É um desafio grande, mas com a ajuda de todos os interessados, público e privado, vamos fazer um belo trabalho e melhorar o turismo em nossa região, agregando emprego e renda para as famílias – frisa Zilch.

A segunda-secretária da ATAP, Marcia Faccin, também vislumbra na Associação o fortalecimento do turismo regional.

– Como presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai, reforço que a demanda de somar esforços para evidenciar os nossos potenciais turísticos está presente no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região do Médio Alto Uruguai e a Associação auxiliará no cumprimento desta meta através de suas iniciativas – destaca Marcia Faccin.

Conforme a Comissão Pró-Associação, os próximos passos são a legalização da Associação com registro do Estatuto e a legalização da mesma junto aos órgãos competentes.

 

OLHO >> Demais objetivos da ATAP

Os demais objetivos estão ligados ao intercâmbio com demais órgãos de turismo; apoio a eventos promocionais desencadeados individualmente ou em conjunto através de atividades implementadas pelos Municípios membros; a reinvindicação, junto às autoridades e órgãos competentes, de condições de infraestrutura financeira, material e operacional, tendo em vista a plena busca da capacitação turística regional, num trabalho de coordenação conjunta pelo franco desenvolvimento da mesma; a persecução de conhecimentos trazidos pelos sócios, agregando força de trabalho e possibilitando ação conjunta, assessoria e planejamento para o sucesso dos empreendimentos almejados; a continua elaboração de material promocional com visitas a enfatizar as atividades regionais, os produtos turísticos e enaltecer nossas raízes, cultura e tradição e representar a Região junto aos governos do Estado e da União.

 

Foto 1: Alberto Freo/Fórum Regional de Turismo Águas e Pedras
Legenda: [Da esquerda para direita] presidente Alcindo Zilch; vice-presidente Antonio Vilson Bernardi; primeiro-secretário Alessandro Molossi; segunda-secretária Marcia Faccin; primeiro-tesoureiro Gunter Ianssen e segundo-tesoureiro Fabio dos Santos. O Conselho Fiscal: Luis Renato Dallosto; Marcia Bernardi e Renato Tressi. Como suplentes do Conselho Fiscal: Rodrigo Antonio Castelli; Rejane Cadena de Assunção e Vanderlei Antunes Pinto.
Salva como: Foto 1 – ATAP 28-04-2022

 

Foto 2: Rafaela Rodrigues/Codemau
Legenda: Encontro contou com a presença de lideranças regionais.
Salva como: Foto 2 – ATAP 28-04-2022

 

Vídeos Destaque

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco do dia 15-04-2022.

Ver mais
Skip to content